15.6.10

Brasil vence Coréia na estréia

   O gol de Maicon foi o primeiro de um lateral-direito brasileiro em Copas desde 1986, quando Josimar marcou nas oitavas de final contra a Polônia. Também foi a quinta vez que a seleção balançou a rede com a camisa verde-amarela.

   Elano que fez aniverário ontem e completou 29 anos, fez o seu oitavo só na ‘Era Dunga’ e somou a 11ª assistência com o passe para Maicon. Apenas Kaká, Robinho e Luis Fabiano marcaram mais que o polivalente meio campista com o atual treinador.

   Mesmo com a fraqueza do adversário, número 105 do ranking da Fifa, a seleção brasileira manteve a tradição de vencer por pouca diferença de gols em estreias de Mundial. Desde 1982 o Brasil não soma mais de dois gols de diferença no primeiro jogo.

   A seleção brasileira volta a campo no dia 20 de junho para enfrentar a Costa do Marfim, que na estreia empatou com Portugal por 0 a 0 – o duelo acontece no Soccer City, em Johanesburgo. No dia seguinte os norte-coreanos duelam com Portugal.

O jogo

   Antes da Copa começar para o Brasil, quem roubou a cena foi um jogador da Coreia do Norte. Enquanto os jogadores pentacampeões faziam ‘cara de mau’ durante a execução do hino nacional, Tae-Se, destaque do time, chorava copiosamente de emoção.

   Mas o início do confronto não poderia ser diferente. A seleção brasileira partiu para cima dos norte-coreanos e abafou o time rival. Aos sete minutos, Robinho fez jogada individual e chutou da entrada da área por cima do gol.


   Apesar do sufoco, Tae-Se, o ‘Rooney asiático’, preocupava a defesa brasileira com sua habilidade. E aos poucos os asiáticos se sentiram mais à vontade e saíram para o jogo. Com 16 minutos, o lateral direito Cha Jong dominou na meia direita e bateu cruzado. A bola saiu pela linha de fundo e assustou o goleiro Júlio Cesar.

   O Brasil só voltou a criar com qualidade aos 27 minutos, quando o lateral direito Maicon foi ao ataque e chutou no canto esquerdo de Ri Myong, que espalmou. Pouco depois, o outro lateral, Michel Bastos, arriscou de longe e a bola passou perto do travessão. A seleção terminou a etapa inicial tocando no campo de ataque, mas anulado pela ‘muralha’ rival.

   Na volta do segundo tempo, o time de Dunga mostrou qual seria a postura nos próximos 45 minutos. Logo no primeiro toque na bola quatro jogadores partiram em velocidade em direção ao campo adversário. Aos cinco minutos, Kaká sofreu falta perigosa. Michel Bastos cobrou com força, pela lado direito do gol norte-coreano. Na sequência, Robinho bateu cruzado, mas a bola foi para fora.

   O gol finalmente saiu aos 10 minutos de partida, outra vez pela direita. Elano tocou a bola na frente para Maicon, que mesmo sem ângulo chutou forte. O goleiro Myong-Guk já ameaçaca sair para antecipar o cruzamento, mas a bola morreu na rede.

   O segundo gol poderia ter chegado aos 17, depois que Luis Fabiano brigou com os marcadores dentro da área e bateu por cima. Mas o outro tento viría aos 26 minutos. Com passe rasteiro, Robinho encontrou Elano dentro da área. O meia, que ontem completou 29 anos, tocou na saída do goleiro e comemorou. Logo depois foi substituído por Daniel Alves sob aplausos.

   No final da partida os asiáticos diminuíram. Jong passou para Yun Nam na esquerda da área e o meio campista bateu cruzado para o fundo do gol.


Autor de um gol, Maicon é o melhor

   Autor do primeiro gol brasileiro na Copa do Mundo 2010, o lateral direito Maicon, foi escolhido pela Fifa o melhor jogador em campo contra a Coréia do Norte.

   Durante o jogo, o lateral percorreu quase 8km, tentou 110 passes, acertou 92 e deu 3 chutes ao gol.

Na saída do gramado, Maicon minimizou o resultado apertado contra uma das seleções mais fracas da Copa: "- O mais importante foi começar vencendo. A gente sabe que domingo vai ter outra pedreira. A maioria dos jogadores estava estreando numa Copa do Mundo"

Papo de Área
Em onda de Copa  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua sugestão: