25.1.11

Opnião do Editor: Copa São Paulo de Futebol Junior

   E acabou a Copinha. Mais uma leva de craques foi revelada. Grandes promessas, poucas chances. Dos muitos garotos que competiram, nem 60% conseguirá formar uma carreira promissora. Alguns podem até jogar em alguns times grandes do Brasil, talvez do exterior. Mas alguns não tem tanta sorte.

   Dificuldade. Essa palavra muitos conheçem. Viajar meio Brasil já é ruim. Viajar meio Brasil e ser eliminado na primeira fase é pior ainda. Pergunte isso aos jogadores do Lemense, Santa Maria-DF, Sumaré, Juventude do Maranhão, Funorte, Paysandu e muitos outros.

   Jovens que se enchem de sonhos, com a expectativa de uma grande carreira. Mas só sonham. Poderia ser pior sem a Lei Rei Pelé, mas isso é assunto pra outro tópico.

   Em olhar geral não gostei dessa edição da Copinha. Time grandes foram eliminados precocemente. Guarani, Fortaleza, Ceará ficaram na fase de grupos. Grêmio, Corinthians, Vasco e Palmeiras (times grandes, de série A) foram eliminados, na segunda fase, por times menores: Ponte Preta, Deportivo Brasil, Paulista e Nacional-SP respectivamente.

   Jogos menos disputados em comparação ao ano passado. Erros de arbitragem grotescos.

   Não posso deixar de falar das revelações! Seria um crime não dizer primeiramente de César, goleiro do campeão Flamengo. Uma verdadeira muralha. Salvou muito. Posso dizer que sem ele, o Flamengo não seria campeão. Outros goleiros se destacaram. Geffson, goleiro do Nacional de Patos (da Paraíba), que despertou interesse do dirigente do Cruzeiro, Matheus, do América-MG, pegou três pênaltis decisivos que levaram o América à semifinal. O lateral Cristian do Santos e Vincent do Corinthians chamaram muita atenção. Miranda, lateral esquero do São Paulo brilhou.

   Agora resta ver aonde essas promessas habilidosas serão aproveitadas, as "artes" que eles farão no futebol e esperar a Copa São Paulo de Futebol Junior 2012.


Siga-me no Twitter: @Ak_Juan

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua sugestão: