27.4.11

Goleiro

   Evitar o momento mais desejado do futebol não é fácil. Os considerados grandes jogos são aqueles em que saem muitos gols. Então, os goleiros estão sempre nessa contramão. No esporte em que os pés são usados para levar multidões ao delírio com belos gols, as mãos são igualmente importantes. No futebol de rua, é sempre a posição menos disputada. Muitas vezes o com menos habilidade nos pés é o escolhido para a árdua posição.

   A homenagem teve início através de uma ideia do tenente Raul Carlesso e do capitão Reginaldo Pontes Bielinski, professores da Escola de Educação Física do Exército do Rio de Janeiro, em meados dos anos 70. O dia escolhido não foi por acaso. É a mesma data do nascimento de Manga, ídolo das torcidas de Botafogo e Internacional e goleiro da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra. Dia 26 de Abril. Dia do Goleiro.

   O goleiro é a última esperança de uma nação ao ver que os zagueiros falharam - por melhor que sejam, eles sempre falham -. É único. Único com o poder de usar as mãos, um atleta com asas invisíveis, um "estranho" que parece feito de elástico, criticado por muitos e lembrado por poucos, um ser humano "normal" que parece ter mais que dois braços e duas pernas. Muitas vezes uma muralha.

   No entanto quando os 10 falham ele está lá, com a agilidade de um gato, com o tato de aranha e, se necessário, alado como um pégaso, o goleiro, vilão, herói, não importa como, mas sempre destacado, uniformes irreverentes, coloridos ou o tradicional preto, luvas espetaculares, lindas; cada coisa, cada detalhe se destaca mais quando falamos de goleiros, cada lance, cada salto, cada soco, cada movimento, tão perfeitos que parecem ter sido ensaiados milhares de vezes, e foram.
    
   O primeiro a chegar e último a sair dos treinos, porém o último a ganhar a posição de titular e talvez o primeiro a perdê-la, vida difícil, mas gostam dela, porque são goleiros e AMAM O QUE FAZEM.
Siga-me no Twitter: @Ak_Juan

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua sugestão: