27.1.10

Vai começar a Copa Libertadores

Quarenta clubes de onze países dividem o mesmo sonho, mas somente um deles poderá levantar no dia 18 de agosto o troféu da Copa Libertadores da América 2010. A 51ª edição do torneio interclubes mais importante do continente vale um lugar na Copa do Mundo de Clubes da FIFA e começa nesta semana com seis partidas da fase preliminar.

A fórmula de disputa começa igual à dos últimos anos, com doze equipes disputando a etapa preliminar em seis confrontos de ida e volta. Os seis ganhadores avançam à fase de grupos, formada por oito chaves de quatro equipes com confrontos em turno e returno. Os oito primeiros colocados e os seis segundos com o melhor retrospecto se classificam às oitavas-de-final, juntamente com os clubes mexicanos Chivas Guadalajara e San Luis, que não puderam disputar a mesma fase da competição no ano passado em função da epidemia de gripe A. A partir das oitavas, o torneio continua em sistema de mata-mata, com jogos de ida e volta, até a definição do título.




Muitos candidatos

O Estudiantes, atual dono do troféu sul-americano e vice-campeão mundial de clubes, começará a participação na fase de grupos. A equipe comandada em campo por Juan Sebastián Verón esteve a dois minutos do título mundial em Abu Dhabi e agora vai tentar um bicampeonato sul-americano que não ocorre desde os títulos do Boca Juniors em 2000 e 2001. Os pinchas de La Plata são, ao lado do Vélez Sársfield, os únicos participantes argentinos desta edição que já ganharam o torneio — clubes da importância de Boca Juniors, River Plate, Independiente e Racing de Avellaneda não se classificaram para a competição.


Entre os clubes brasileiros a situação é diferente, pois o país contará com quatro ex-campeões, todos eles com condições de brigar pelo título. Flamengo, São Paulo, Internacional e Cruzeiro (atual vice-campeão) se reforçaram com jogadores de renome e têm a Libertadores como o grande objetivo do semestre. O mesmo vale para o Corinthians, que ainda não sentiu o gostinho do título continental, mas quer acabar com a escrita com a ajuda de ídolos como Ronaldo e Roberto Carlos.




Outras equipes que prometem são o Nacional de Montevidéu, semifinalista no ano passado, e Deportivo Quito além dos representantes mexicanos e de times tradicionais como o Colo Colo do Chile (campeão em 1991) e o Cerro Porteño do Paraguai. E também há os clubes que sonham em repetir momentos históricos, como nos casos do colombiano Once Caldas (surpreendente ganhador da edição de 2004) e do Newell's Old Boys (finalista em 1988 e 1992).

Duelos para todos os gostos

O vice-campeão Cruzeiro estreia na fase preliminar enfrentando o Real Potosí na Bolívia. O time brasileiro entra como favorito, mas os bolivianos vão tentar usar a altitude em casa para saírem na frente e viajarem tranquilos a Belo Horizonte.


Muito mais indefinido é o confronto entre o Colón de Santa Fé e o Universidad Católica, mas os chilenos levam vantagem no quesito experiência — enquanto o Colón disputa o certame pela segunda vez na história (chegou às quartas em 1998), o time de Santiago vai para a sua 22ª participação (foi vice-campeão em 1992).

Também entrarão em campo nesta semana duas equipes que podem dar o que falar: o Libertad, destaque das últimas edições, e o Newell's, ausente da competição desde 2006. O time paraguaio recebe o Emelec do Equador, e a equipe de Rosário viaja à Venezuela para medir forças com o Deportivo Táchira.

Fecham a rodada os únicos estreantes do torneio, o mexicano Tecos e o uruguaio Racing, que enfrentarão fora de casa o Juan Aurich (Peru) e o Atlético Junior (Colômbia), respectivamente.

Jogos desta semana:
Terça-feira, 26

Colón de Santa Fe (ARG) 3 x 2 Universidad Católica (CHI)
Deportivo Táchira (VEN) 1 x 0 Libertad (PAR)

Quarta-feira, 27
Newell's Old Boys (ARG) vs. Emelec (ECU)
Juan Aurich (PER) vs. Estudiantes Tecos (MEX)
Real Potosí (BRA) vs. Cruzeiro (BRA)

Quinta-feira, 28
Atlético Junior ( COL) vs. Racing Club (URU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua sugestão: