A festa estava pronta para alguns dos líderes da Copa Libertadores. Mas a rodada trouxe resultados surpreendentes, que inverteram a situação em muitos dos grupos. Antes em segundo, Nacional, Universidad de Chile e São Paulo assumiram a ponta. Vamos ao resumo da semana:


O jogo da rodada
Colo Colo (CHI) 1 x 1 Vélez Sarsfield (ARG)
Gols: Esteban Paredes (56) – Colo Colo; Santiago Silva (90+3) – Vélez Sarsfield
   No primeiro jogo realizado em Santiago após o terremoto de 27 de fevereiro, o Colo Colo esperava alegrar sua torcida e entrar de vez na briga por vaga nas oitavas-de-final. Depois de um primeiro tempo estudado, os chilenos pressionaram no segundo e contaram com presente do zagueiro Sebá Domínguez para abrir o placar. Ao tentar recuar para o goleiro Marcelo Montoya, o argentino deixou nos pés de Paredes, que ainda teve tempo de driblar e tocar para o gol vazio.
As coisas ficaram ainda melhores para os anfitriões com a expulsão de Victor Zapata três minutos depois. No entanto, o Colo Colo recuou no final mesmo com placar favorável e passou a ser pressionado. Já aos 48 minutos, em bola lançada do campo de defesa, Silva protegeu de cabeça, driblou um zagueiro e acertou belo chute de canhota, empatando o jogo para calar a torcida. O resultado manteve o Vélez na ponta do Grupo 7, e o Colo Colo agora tem de brigar por vitórias nos três próximos jogos.

A surpresa
Banfield (ARG) 0 x 2 Nacional (URU)
Gols: Sebastian Coates (34) e Gonzalo Godoy (41)

Com sete pontos em três jogos, o Banfield recebia o Nacional podendo se aproximar da classificação. Mas foi o time uruguaio quem fez a festa na Argentina com dois gols de defensores. Um deles, Godoy, havia entrado ainda no primeiro tempo substituindo Daniel Lembo. O resultado mudou a cara do Grupo 6, agora liderado pelo Nacional com oito pontos. O Banfield vem logo atrás.

Outras partidas
   Pelo Grupo 1, o Corinthians derrotou o Cerro Porteño fora de casa, alcançando sete pontos ao término do primeiro turno. O time de Ronaldo e Roberto Carlos agora faz dois jogos em casa e tem tudo para garantir a vaga. Ainda mais depois do desfecho do outro jogo da chave, no qual o Racing uruguaio empatou fora de casa com o Independiente Medellín sem gols.

No Grupo 2, o São Paulo voltou a derrotar o lanterna Nacional paraguaio e assumiu a ponta, beneficiando-se do segundo empate entre Monterrey e Once Caldas. Washington fez mais um, foi a cinco na competição e assumiu a segunda posição na tabela de artilheiros, atrás apenas de Luis Tejada, do Juan Aurich. Mas a chave está equilibrada e ainda pode apresentar surpresas nas duas rodadas que faltam.

   No Grupo 3, quem perdeu a chance de se tornar o primeiro classificado às oitavas após três vitórias foi o Alianza Lima, que foi goleado exatamente pelo Juan Aurich por 4 a 2 no clássico peruano. Com triunfo, a equipe ultrapassou o Estudiantes ao chegar a seis pontos, colocando pressão no atual campeão.

   Pelo Grupo 5, o Internacional testemunhou uma invasão de sua torcida à cidade uruguaia de Rivera, cujo estádio Atílio Paiva parecia mais o Beira-Rio, mas empatou em 0 a 0 com o Cerro, que segue líder, com dois pontos de vantagem para o rival.



Por fim, o Grupo 8 foi outro que apresentou troca de líderes. No duelo contra a Universidad de Chile, o Flamengo entrou embalado por duas vitórias e pela esperança de se aproximar da vaga. Mas a derrota por 2 a 1 não só tirou os 100% do campeão brasileiro como colocou seu oponente na ponta da chave, com sete pontos. Promessa de emoção no returno.

O jogador da rodada
Ronaldo (Corinthians)
   O Fenômeno voltou a ser decisivo para o Corinthians ao marcar o gol da vitória sobre o Cerro Porteño fora de casa. O atacante de 33 anos não balançava as redes há cinco partidas, fato que não chegou a incomodar o maior artilheiro das Copas do Mundo da FIFA. Este foi o segundo gol do jogador na Libertadores, já que ele havia anotado na campanha do Cruzeiro em 1994, quando tinha 17 anos.

O número
503. Com a surpreendente vitória sobre o Banfield fora, o Nacional do Uruguai chegou à incrível marca de 503 pontos na história da Copa Libertadores, superando os 502 do River Plate e alcançando o topo da classificação geral.

A declaração
“É um ponto de ouro porque seguimos em primeiro do grupo. É um ponto muito importante que não esperávamos conquistar. Estávamos com um a menos e cometemos falhas no gol deles. Quase pagamos caro. Mas foi um empate muito bom contra um grande rival chileno”, Santiago Silva, atacante e autor do gol do Vélez Sarsfield.

Confira os resultados da semana:

Terça-feira, dia 16
Banfield (ARG) 0 x 2 Nacional (URU)
Juan Aurich (PER) 4 x 2 Alianza Lima (PER)
Colo Colo (CHI) 1 x 1 Vélez Sarsfield (ARG)
Monarcas Morelia (MEX) 2 x 1 Deportivo Cuenca (EQU)

Quarta-feira, dia 17
Caracas (VEN) 0 x 0 Universidad Católica (CHI)
Cerro Porteño (PAR) 0 x 1 Corinthians (BRA)
Universidad de Chile (CHI) 2 x 1 Flamengo (BRA)
Monterrey (MEX) 2 x 2 Once Caldas (COL)

Quinta-feira, dia 18
Cerro (URU) 0 x 0 Internacional (BRA)
São Paulo (BRA) 3 x 0 Nacional (PAR)
Independiente Medellín (COL) 0 x 0 Racing (URU)