A adidas apresentou a bola de jogo oficial da final da Copa do Mundo da FIFA África do Sul 2010. A JO'BULANI é uma versão distintivamente dourada da JABULANI, a bola de jogo oficial do Mundial. O nome JO'BULANI é uma homenagem à cidade-sede de Johanesburgo, conhecida como a "Cidade do Ouro" e também como Jo'Burg. A bola possui um design com a mesma inspiração sul-africana da JABULANI, com a diferença de que a principal coloração da JO'BULANI é dourada.



    Esta é a segunda vez em que a adidas projeta uma bola especial para uma final de Copa do Mundo da FIFA. A primeira bola de final foi a também dourada TEAMGEIST BERLIN, usada no dia 9 de julho de 2006. A JO'BULANI estará disponível no varejo a partir de 20 de abril.

Assim como a JABULANI, a JO'BULANI tem o novíssimo perfil "Grip'n'Groove", uma textura que possibilita estabilidade excepcional e domínio perfeito aos melhores jogadores do mundo. Ela é formada por oito novíssimos gomos tridimensionais ligados termicamente, os quais pela primeira vez têm molde esférico, fazendo com que a bola seja perfeitamente redonda e ainda mais precisa do que antes.
    O nome JO'BULANI é inspirado pela palavra JABULANI, que significa "comemorar" em zulu, uma das 11 línguas oficiais da África do Sul, falada por quase 25% da população. A denominação JO'BULANI também é uma homenagem à cidade de Johanesburgo, que sediará a final e é conhecida como Jo'Burg. A JO'BULANI é projetada em branco e dourado, um tributo à cor do troféu da Copa do Mundo da FIFA e à "Cidade do Ouro", outro apelido de Johanesburgo.

    A adidas continuará usando tecnologias inovadoras para o futebol no futuro. A equipe de inovação da adidas já está projetando novidades para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Por enquanto, torcedores no mundo todo não veem a hora de conhecerem a JABULANI e a JO'BULANI, de preferência estufando as redes do evento máximo do futebol mundial no sul do continente africano.





Papo de Área
Em onda de Copa