18.4.10

Botafogo é campeão carioca por antecipação

   O Botafogo venceu o Flamengo por 2 a 1 neste domingo e foi campeão carioca por antecipação, superando o trauma de ter sido vice diante do Rubro-Negro nas três edições anteriores do Estadual. Herrera e Abreu fizeram para os campeões e Vágner Love, para o Fla.



   Vencedor da Taça Guanabara em cima do Vasco, o time da ‘Estrela Solitária’ levou hoje também o troféu da Taça Rio e dispensou a disputa da finalíssima. A partida que marcou o fim da ‘freguesia’ botafoguense teve direito a três pênaltis marcados, duas expulsões e grandes defesas do goleiro alvinegro Jefferson no fim do jogo.

A partida

   O Botafogo começou a partida no ataque. Logo no primeiro minuto, saiu em velocidade com três jogadores contra dois, mas Renato errou o passe quando Herrera estava livre. O argentino desperdiçou a jogada. A partida tinha poucos lances de área, mas era intensamente disputada.

   Tanto que, aos 17 minutos, quatro jogadores já tinham sido advertidos com cartão amarelo. O Botafogo tentava jogar com bolas altas, enquanto o Flamengo fazia marcação individual de David em Loco Abreu para evitar que o uruguaio ganhasse a disputa aérea. Aos 19 minutos, Loco Abreu se livrou da marcação e cruzou, mas Bruno se antecipou e defendeu.

   O árbitro Gutemberg de Paula Fonseca marcou três pênaltis, os três duvidosos. No primeiro, aos 23 minutos do primeiro tempo, o zagueiro flamenguista Ronaldo Angelim subiu nas costas de Fábio Ferreira e o juiz apontou para o meio da área. Herrera bateu no meio do gol e abriu o placar.

   Com a desvantagem no placar, o técnico Andrade trocou o volante Toró pelo meia Vinícius Pacheco. E o Flamengo passou a pressionar em busca do empate, principalmente através de Leonardo Moura, que buscava levar vantagem sobre o improvisado e pendurado Somália.


   Aos 34 minutos, após cobrança de falta ao lado da área, Adriano tentou marcar de voleio, mas jogou a bola para fora. O Flamengo seguia pressionando, com Maicon caindo pela esquerda. Ele sempre buscava Adriano em seus cruzamentos. Aos 41, o Imperador ganhou na disputa com Fábio Ferreira, mas cabeceou para fora.

   O empate flamenguista veio ainda na etapa inicial e em lance de jogo normal. Aos 46 minutos, Michael cruzou da direita e Adriano passou de cabeça para David chutar. Jefferson espalmou e Vágner Love completou na sobra.



 
Aos 27 do segundo tempo, Maldonado se enroscou com Herrera e Gutemberg assinalou o segundo pênalti. O volante rubro-negro ainda foi expulso. O uruguaio ‘El Loco’ Abreu, com muito coragem, deu um leve toque na bola, que bateu no travessão e morreu na rede.

   O time da Gávea ainda teve a oportunidade de igualar em seguida, em nova penalidade. Desta vez Fahel teria puxado Ronaldo Angelim. Revoltado com a marcação, Herrera também levou vermelho e deixou os dois times com dez homens em campo. Porém, Adriano parou em defesa de Jefferson e a reação flamenguista parou ali.

   Aos 38 minutos, Bruno saiu mal do gol, e Caio com apenas um zagueiro à sua frente chutou por cima do travessão. Nos minutos finais, o Flamengo pressionou e Jefferson e Somália, em lances sucessivos, salvaram o Botafogo, que soube resistir à pressão e conquistar o sonhado e merecido título.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 2 X 1 FLAMENGO


Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 18 de abril de 2010, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca (RJ)
Assistentes: Wagner Santos (RJ) e Jackson dos Santos (RJ)
Cartões amarelos: Bruno, Toró, Maldonado, Vagner Love, Vinicius Pacheco, Rodrigo Alvim e David (Flamengo); Renato, Somália, Alessandro, Túlio Souza e Leandro Guerreiro (Botafogo)
Cartões vermelhos: Herrea (Botafogo); Maldonado (Flamengo)
Gols: BOTAFOGO: Herrera, aos 20 minutos do primeiro tempo, e Loco Abreu, aos 26 minutos do segundo tempo; FLAMENGO: Vagner Love aos 45 minutos do primeiro tempo

BOTAFOGO: Jéfferson; Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Fahel; Alessandro, Leandro Guerreiro, Túlio Souza (Caio), Renato Cajá (Edno) e Somália (Marcelo Cordeiro); Herrera e Loco Abreu
Técnico: Joel Santana

FLAMENGO: Bruno; Leonardo Moura(Petkovic), David, Ronaldo Angelim, Willians e Rodrigo Alvim; Toró(Vinicius Pacheco), Willians, Maldonado e Michael(Fierro); Vágner Love e Adriano
Técnico: Andrade

Um comentário:

  1. Até que enfim botafogo paro de perde. E Merecidamente foi Campeão caarioca.

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão: