13.6.10

Eslovênioa agradeçe a Chaouchi


   Para quem entrou na Copa do Mundo da FIFA sendo considerado um absoluto azarão, terminar a primeira rodada do grupo como líder isolado parece até bom demais para ser verdade.

   A Eslovênia jamais havia conseguido uma vitória em disputas de Mundial e da UEFA Euro em sua história e, embora não tenha demonstrado um futebol dos mais inspiradores, conseguiu tudo aquilo que poderia sonhar na estreia deste domingo diante da Eslovênia em Polokwane. Os europeus marcaram 1 a 0, com gol de Robert Koren aos 34 do segundo tempo, e assumiram o primeiro lugar isolado do Grupo C com três pontos – dois a mais do que Inglaterra e Estados Unidos, que empataram no sábado. Na próxima rodada, dia 18, encaram os Estados Unidos, enquanto a Argélia luta por sua sobrevivência diante dos ingleses.



   O primeiro tempo deixou clara a cautela com que as duas equipes – tidas como azarões do Grupo C – encaravam a partida. Os primeiros 35 minutos foram de puro estudo: muitos passes trocados no meio-campo, muita marcação, um bocado de erros e praticamente nenhuma oportunidade de ver a bola chegando a qualquer uma das duas áreas.

   Foi só no final da primeira etapa que os times tiveram cada um uma oportunidade. E até nisso foram iguais: em lances que começaram depsretensiosos, na intermediária. Aos 36, Rafik Halliche subiu muito num cruzamento à área e cabeceou para o chão, em direção ao canto esquerdo. A bola passou raspando a trave de Samir Handanovic. Alguns minutos depois, quem transformou um lance aparentemente inócuo em chance foi Valter Birsa, que bateu de muito longe e obrigou Faouzi Chaouchi a uma boa defesa.

   Não é que as coisas tenham mudado muito na segunda etapa: a impressão era de que os times aos poucos começavam a se contentar com o empate que deixaria o grupo todo igualado. Mas então veio o lance que acabaria sendo decisivo para o resultado final. E, como era propício a uma partida tão amarrada, não se tratou de um momento ofensivo, de perigo, mas de uma falta no meio-campo: foi quando Abdelkader Ghezzal levou seu segundo cartão amarelo, aos 28 minutos.

   Com um a mais, aí sim a Eslovênia teve fôlego para se lançar, ainda que modestamente, ao ataque. Logo deu resultado: aos 34 minutos, Birsa fez boa jogada e Robert Koren recebeu na entrada da área. Chutou sem muita força, mas o goleiro Chaouchi foi mal na bola. Uma falha grave que resultou no gol da vitória e da liderança provisória para os eslovenos.

Koren é eleito o melhor do jogo pela Fifa

    O esloveno Robert Koren foi escolhido pela Fifa como o melhor jogador da partida. Em uma partida horrorosa tecnicamente, a escolha mostra justiça, embora seu compannheiro Birsa também tenha se destacado. O argelino Belhadj também foi bem.


Papo de Área
Em onda de Copa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua sugestão: