13.6.10

Gana é o primeiro africano a vencer


   A primeira vitória africana na Copa do Mundo da FIFA veio com Gana. Com muita raça e melhor em todo jogo, o país aproveitou dois erros da defesa da Sérvia para chegar ao triunfo por 1 a 0 e alcançar a liderança provisória do Grupo D, que ainda neste domingo vê o duelo entre Alemanha e Austrália.

   No Estádio Lottus Versfeld, os ganeses mostraram boa técnica e disposição ao longo do jogo e foram premiados com um pênalti infantil cometido por Kuzmanovic aos 38 minutos do segundo tempo. O zagueiro tentou afastar um cruzamento da esquerda, mas cortou com a mão. Na cobrança, Asamoah Gyan não perdoou e deu a vantagem definitiva ao país.



   Primeiro país africano a se classificar para o Mundial, Gana deu importante passo para repetir a campanha de 2006, quando, em sua estreia em Copas do Mundo da FIFA, foi às oitavas de final, parando apenas no Brasil. Na próxima rodada, o país terá pela frente a Austrália, enquanto a Sérvia vai encarar a Alemanha precisando mais do que nunca do triunfo.

   O país do Leste Europeu, que nas eliminatórias avançou no grupo da França, passou a acumular cinco derrotas seguidas no torneio, sendo que três delas vieram na fraca campanha da Alemanha 2006. Pior ainda, dificultou bastante suas pretensões para 2010.

Gyan é eleito o melhor jogador
 
   O atacante Asamoah Gyan foi eleito pela Fifa o destaque do jogo entre Gana e Sérvia, válido pelo Grupo D da Copa do Mundo da África do Sul. Em 2006, ele marcou o primeiro gol de seu país na história das Copas.
 
   Jogador do Rennes, da França, Gyan chamou a responsabilidade em campo. Ele tentou cinco finalizações ao gol adversário e mandou três no alvo. Nos passes, Gyan também apresentou bom desempenho, mesmo sem tocar tanto na bola. Foram 17 acertos em 29 tentativas.

   Gyan ainda conseguiu um feito importante. Depois de seis jogos, ele é o primeiro atacante a balançar as redes na edição 2010 da Copa do Mundo. A eleição do ganês também confirma a tendência de os destaques das partidas serem dadas a quem faz gols. Também neste domingo, o esloveno Koren foi o destaque da partida com a Argélia, após marcar o gol da vitória.

   Agora, Gana ganha seis dias de descanso até a segunda rodada do grupo D. No sábado, os africanos medem forças com a Austrália, em Rustemburgo. 

Papo de Área
Em onda de Copa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua sugestão: