12.6.10

Gol bonito, frango mais (ou menos) ainda


   No jogo mais tenso e agitado da Copa do Mundo da FIFA África do Sul 2010 até aqui, Inglaterra e Estados Unidos empataram em 1 a 1 no Royal Bafokeng Stadium, em Rustemburgo, pela abertura do Grupo C. 

   Essa foi a primeira partida entre os dois países desde a histórica vitória dos EUA no Mundial de Braisl 1950, e novamente os americanos encontraram uma forma de surpreender. Depois de levarem um gol logo aos quatro minutos, eles conseguiram o empate em uma falha do goleiro David Green. 

   Em termos individuais, o goleiro Tim Howard se destacou defendendo a meta ianque, enquanto os britânicos contaram com boas atuações do habilidoso lateral Glen Johnson, sempre uma ameaça em seus avanços pelo lado direito. 


 O jogo

    O gol inglês saiu em uma jogada que retrata bem o futebol dinâmico que a atuação geração do país pode oferecer ao público. Após cobrança de lateral de Glen Johnson pela direita, Steven Gerrard ganhou a dividida. Na sobra, o grandalhão Emile Heskey recebeu a bola à frente da meia-lua e reagiu rapidamente. Ele viu o mesmo Gerrard avançar em diagonal na área, deixando seus rivais para trás, e tocou na medida. O ídolo do Liverpool chegou batendo de primeira, sem chances para Tim Howard. 

   Depois de ficar à frente do placar, porém, o English Team não chegou a assumir o controle do jogo, sem aproveitar o impacto negativo emocional dos rivais. Aaaron Lennon chegou a avançar livre pela área pela direita, mas optou pelo cruzamento em vez do chute e viu Jay Demirit fazer o corte, depois de a bola passar por Howard. Depois de já ter tomado o empate, Glen Johnson também encontrou espaço pela direita e optou pelo chute forte e rasteiro, para defesa de muito reflexo do goleiro. 

   Enquanto isso, os norte-americanos equilibravam a partida, conseguiam volume de jogo a partir de seu compacto meio-campo e começavam a chegar à área inglesa, com bolas aéreas perigosas de Landon Donovan e alguns chutes de fora da área. Foi num lance desses que, aos 40, Clint Dempsey conseguiu o empate, de modo improvável. Ele girou contra Gerrard e arriscou de longe, mas sua finalização saiu fraca. Apesar disso, o goleiro David Green se atrapalhou na hora de fazer a defesa, deixou a bola passar por seus braços e a viu morrer no fundo da rede. 

    O primeiro grande lance da segunda etapa veio nos pés de Heskey. Em um contra-ataque bem executado, o atacante recebeu passe pelo centro e partiu à frente do zagueiro. Na entrada da área, quase sem fôlego, ele optou pelo chute, mas encontrou um Howard bem posicionado no meio do caminho. 

   A resposta americana veio com o vigor de Jozy Altidore. O centroavante fez jogada individual pela esquerda, deixou Jamie Carragher para trás, entrou na área e bateu firme. Para se redimir do erro, Green fez uma grande defesa, com reflexo, caindo no seu canto direito para espalmar. A bola ainda tocou na trave. 

   A Inglaterra ainda teve uma nova grande chance pela vitória, aos 75 minutos, quando Shaun-Wright-Philipps ficou livre com uma sobra pela esquerda de cruzamento, dominou, olhou para o gol e chutou para mais uma intervenção de Howard.


Papo de Área
Em onda de Copa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua sugestão: