27.7.10

Crítica do Editor: 1º convocação de Mano Menezes


A renovação

    sim, são 24 novatos na seleção. Tá certo que 4 foram para a Copa do Mundo de 2010, mas em uma seleção tão renovada, não seria justo chama-los de "Veteranos". 10 são estreiantes. Em apenas uma convocação, Mano conseguiu abaixar a média de idade em 6 anos. De 29,3 para 23,1 anos. Mas idade não ganha campeonato. Sei que é muito cedo para dizer, mas essa seleção atual, chegaria perto. Nos aproximamos da perfeição.

    Muitos dos jogadores são pouco conhecidos. Quem esperava que Renan, jovem goleiro do Avaí, seria chamado? Eu jurava que Fábio do Cruzeiro de BH poderia entrar na lista. O mesmo podemos dizer do zagueiro David Luiz do Benfica e de Henrique, do Racing, da Espanha. Novidade também foi Jucilei, do Timão. Sinceramente, fiquei desapontado com a convocação dele. Tá certo que jogam em posições diferentes, mas eu preferia a convocação de Bruno César, também do Corinthians. É um jogador completo: Arma jogadas, finaliza bem e tem um ótimo passe. Mas enfim...

   São jovens e desconhecidos? Para a maioria das pessoas, sim! Mas são jogadores, que podem surpreender e encantar.


   Não podemos esquecer de que a vontade do povo está feita. Em parte! Neymar e Ganso estão na seleção. Nada injusto. Mereciam. Mas o que a torcida queria mesmo, era na Copa. Ai sou contra. Poucas pessoas percebem que a ida precosse desses jogadores a uma competição tão importante, poderia criar uma insatisfação tremenda da torcida. Mas para um jogo amistoso, está de bom tamanho.



   Sandro ou Hernanes?


   Podem duvidar, mas já esperava a convocação de um deles. Os dois já jogaram com a amarelinha. Acreditava mais no Sandro, por fazer um campeonato melhor e ser mais estável em campo. Mas qualquer um deles estaria bom. Um será riscado na lista. Mano foi sensatoem não querer prejudicar um dos times. Seja o Colorado, seja o Tricolor. O vencedor chegará a uma final, o perdedor reencontrará a seleção. Hernanes prefere a seleção: "Vou deixar essa para o Sandro." - disse o meia sãopaulino. O que você preferiria?


   APROVAÇÃO GERAL


  Os astros Romário e Ronaldo gostaram da lista de convocados. "A escolha do Mano foi ótima! Ele tem uma história muito boa e acredito que vai fazer um bom trabalho. Parabéns à CBF. A primeira convocação foi muito boa. Espero que os convocados façam pela seleção o que fazem pelos clubes", escreveu Romário no Twitter. "Parabéns a todos os convocados, especialmente André Santos e Jucilei", foi a mensagem de Ronaldo, citando dois jogadores com quem jogou no Corinthians.



   Diagnóstico


  Jogadores são bons individualmente. Resta saber se conseguirão dar um rumo a seleção. Pelo menos nesse primeiro jogo da fase Mano. Sei que muitas convocações virão. Sei que a lista vai mudar bastante, muitos nomes irão mudar. Mas por enquanto é uma boa base. Veja a lista completa:


Goleiros: Jefferson (Botafogo) - Bom goleiro. Existem melhores, como Fábio do Cruzeiro. Mas está bom. Renan (Avaí) - Jovem goleiro. Bom para primeira convocação. Ganhar experiência;
Victor (Grêmio) - Esperava que fosse para a Copa. Seria burrice deixa-lo de fora dessa lista;

Laterais direitos: Daniel Alves (Barcelona) - Um dos sobreviventes da Copa. Prefiro o Maicon;  
Rafael (Manchester United) - Dos poucos jogos que vi do Manchster, jogou bem. Assim como Renan, é jovem e é bom para ganhar experiência.

Zagueiros: David Luiz (Benfica) - Não tenho opnião formada sobre ele;
Henrique (Racing Santander) - Já vi fazer lambanças em jogos do Racing. Gol contra bizarro. Prefiro o Miranda do São Paulo.
Réver (Atlético-MG) - Jogava bem no Grêmio. Não teve uma boa temporada no futebol Internacional. Boa convocação;
Thiago Silva (Milan) - Zagueiro mais experiênte em seleção. Boa escolha. Espero que volte aos tempos de Fluminense.

Laterais esquerdos: Marcelo (Real Madrid) - Deveria ter ido no lugar de Michel Bastos;
André Santos (Fenerbahce) - Deveria ter ido no lugar de Gilberto.

Volantes: Jucilei (Corinthians) - Não esperava. Prefiro o Bruno César, apesar de diferentes posições;
Lucas (Liverpool) - Bom jogador. Mereçe seleção;
Ramires (Benfica) - Outro sobrevivente da Copa. Outro bom jogador;
Sandro (Internacional) - Ou saí, ou fica. Depende da Libertadores.

Meio campistas: PH Ganso (Santos) - A fase não é boa, mas na seleção, pode mudar;
Ederson (Lyon) - Nunca vi jogar. Comentaristas dizem que é bom;
Hernanes (São Paulo) - Outro que pode sair ou ficar, depende da Libertadores;
Carlos Eduardo (Hoffenheim) - Ficou na Lista do 7 da Copa de 2010. Joga bem.

Atacantes: Neymar (Santos) - Jovem para a seleção. Pode dar certo;
Diego Tardelli (Atlético-MG)- Outro que ficou na Lista dos 7 da Copa. Tá arrebentando no Brasileirão;
Pato (Milan) - Muitos dos torcedores tinham esquecido dele. Só fez 1 gol pela seleção. Ainda é promessa; André (Santos) - Provavelmente será bem utilizado. Sou muito a favor dele na seleção;
Robinho (Santos) - Remanescente da Copa. Mereçe outra chance.

Técnico: Mano Menezes - Não escondo minha preferência por Muricy Ramalho. Desde a Era Dunga. Fiquei chateado com sua rejeição. Mas Mano também é uma boa escolha. Um técnico que conseguiu comandar dois grandes times, sempre mantendo um equilíbrio. Quando perdeu a Libertadores pelo Corinthians, não foi crucificado. Mas Corinthians é Corinthians, Seleção é Seleção.

Só resta esperar mais 4 anos para ver se o mais novo "Mano do Brasil" vai ter uma boa aprovação do público e uma boa história na Copa do Mundo Brasil 2014.








# Lembrando que esse é um texto crítico, feito baseado em minha idéias e opniões. Se quiser mostrar sua opnião, mande uma matéria para rusk_000@hotmail.com

Um comentário:

  1. Muita gente não achou a seleção la essas coisas, mais presisamos mudar neh, jogadores velhos, e talz, mais acho que dessa vez vai pra frente, jogadores novos, alguns com idade olimpica, e acho q renovação é bom, mais é dificil.
    Vamos ver o que vai acontecer dessa vez.

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão: