27.2.11

Eternas promessas do futebol

   Passando por tópicos relacionados à futebol no Orkut me deparei com esse: "Eternas promessas do futebol". Então veio o assunto. Muitos dos rotulados "craques" no início da carreira não mostram todo o futebol prometido. Então uma lista foi feita. Obviamente faltaram uns ou outros e você pode concordar ou não.

       #Em breve parte 2

   Vamos a lista:

 GIANLUIGI LENTINI:
  Quando o Milan o comprou em 1992 por 13 milhões de libras, o novo gênio do meio-de-campo havia chegado à terra prometida. A seleção italiana e o melhor clube do mundo naquele momento haviam garantido a extensão de seu reinado por mais cinco anos, graças à genialidade de Lentini. Quatro temporadas mais tarde, partia pela porta dos fundos para o Atalanta, logo se perderia entre Torino, Cosenza e Canelli. Pesou mais a seu temperamento do que sua qualidade.


IVÁN DE LA PEÑA:
  O popular "Budita" surgiu no grande Barcelona de Cruyff e imediatamente os olhos do mundo se viraram para ele. Era a versão do Xavi de hoje, tinha qualidade e velocidade de jogo. Com De La Peña, o meio-de-campo do Barça seria, por muitas temporadas, o melhor do mundo. Mas o "Budita" se perdeu em algum momento e sua transferência para a Lazio, por apenas uma temporada, e depois para o Marselha, não deram frutos. Terminou voltando ao Barça para ser vendido ao seu rival local, o Espanyol, pelo qual ainda atua quase despercebidamente.

JHONNIER MONTAÑO:
   Sua aparição na Copa América de 1999 com a seleção colombiana, aos 15 anos, marcando contra a Argentina, lhe colocou em posição de futura estrela. O Quilmes o vendeu aos 16 anos para o Parma, da Itália, e a partir deste dia ele foi chamado para substituir o Pibe Valderrama e revolucionar o futebol com sua velocidade endiabrada e sua capacidade de marcar gols. Infelizmente, a noite foi mais forte e o poder de Montaño foi logo substituído por atos de indisciplina. O Parma o cedeu ao Verona e ao Piacenza, por onde brigou com seus treinadores e desde essa época passou pelo futebol da Colômbia, do Qatar e do Peru, em um puro desperdício de talento.

ANDRÉS D'ALESSANDRO:

   Cada ano buscam um sucessor para Maradona, no entanto, quando o "Cabezón" apareceu no River, os argentinos foram unânimes em nomeá-lo como e gênio do futebol mundial. Partiu para a Bundesliga com o tricampeonato argentino do River em suas mãos para elevar uma equipe média, mas com muito dinheiro, aos primeiros lugares. Entretanto, o Wolfsburg perdeu suas esperanças nele e, depois de quatro temporadas apagadas, partiu rumo ao Portsmouth, da Inglaterra, e ao espanhol Zaragoza, pelo qual jogou por duas desastrosas temporadas. Acabou regressando à América do Sul e hoje joga pelo Internacional.

QUARESMA:

   O capricho de Mourinho acabou por ser um fiasco. Sua aparição no Sporting Lisboa, a sua aparência, seu estilo de jogo e sua nacionalidade, nos convidava a sonhar com um Cristiano Ronaldo melhorado. A imprensa portuguesa o vendeu como a fusão de Figo e Cristiano em um só homem, o Barcelona se apressou para tê-lo e o anunciou com alarde a sua chegada em 2003. Uma temporada mais tarde, regressava a Portugal para cair no esquecimento. Mourinho tratou de ressucitá-lo e o levou à Inter como solução, mas sempre foi reserva e, já com 27 anos, parece difícil acontecer um milagre.

KERLON:

   Conhecido por inventar o chamado drible da foca, ficou conhecido como ''foquinha'', foi um dos destaques da base do cruzeiro, após fazer uma boa temporada em 2005 foi vendido para o Chievo da Itália e ficou vagando por clubes italianos até sofrer uma lesão que o apagaria de vez no Ajax da Holanda, atualmente está emprestado ao Paraná Clube.


FREDDY ADU:

   Com apenas 21 anos já é um fracasso retumbante. Aos 14, no DC United, se firmou como o próximo gênio do futebol mundial. Pelé viajou à capital dos Estados Unidos para saudar e bater bola com seu provável sucessor. Os melhores clubes do mundo entraram em contato com o DC para assegurar sua transferência. Dois anos depois, o Benfica acabou cedendo-o ao Monaco, no qual foi reserva uma temporada e desde então passou por Belenenses e Aris, da Grécia, clube pelo qual ainda joga, sem sucesso.

KEIRRISON :

   Fez boa campanha com a subida do Coritiba para a série A em 2007, e foi eleito revelação do Brasileirão de 2008, artilheiro da competição e artilheiro do ano pelo Prêmio Friedenreich, em 2009 foi contratado pelo Palmeiras e foi vice-artilheiro do Paulistão, na época foi sondado por vários clubes do exterior e cotado para ir à Seleção Brasileira na Copa de 2010, no final de sua temporada no Palmeiras foi caindo de rendimento, mesmo assim foi contratado pelo Barcelona por 15 milhões de euros, no mês seguinte foi emprestado ao Benfica de Portugal e posteriormente à Fiorentina, atualmente joga pelo Santos, mas jamais mostrou seu futebol brilhante de 2007/08.

LULINHA:

    Destaque na seleção brasileira sub-17 marcando 16 gols em 16 jogos, foi o maior artilheiro da Base do Corinthians, subindo para o time principal com 17 anos, fez boas atuações mesmo com a participação do time na série B, mas temporadas posteriores pernanesceu no banco de reservas, hoje joga pelo Sporting Clube Olhanense de Portuga.



MATÍAS DEFEDERICO:


   Revelado nas categorias de base do Huracán, em 2007, foi integrado ao elenco principal do clube, com passagem pela Seleção Argentina Sub-20. Foi um dos destaques do Huracán no vice-campeonato do Torneio Clausura de 2009 e foi descrito como "fantástico" pela imprensa argentina. Em 2009 foi contratado pelo Corinthians como reforço de peso. Dono da camisa 10, o jogador veio como uma das grandes apostas mas depois de ficar meses no banco de reservas foi emprestado ao Independiente.



LENNY:

   Lenny estreou profissionalmente no final de 2005, em alguns jogos do Campeonato Brasileiro, pelo Fluminense. Seu futebol "atrevido" começou a atrair atenção no início da temporada de 2006, durante a disputa da Copa do Brasil. Pouco tempo depois, a despeito da má fase, Lenny acabou sendo emprestado ao Sporting Braga, de Portugal.
No início de 2008, após seis meses no futebol português, Lenny foi negociado pelo Fluminense, o dono de seus direitos federativos, com o Palmeiras.
Devido a consecutivas lesões, alguns torcedores do Palmeiras começaram a chama-lo de Porcelenny (Pois quebra fácil). Hoje atua no Figueirense.


   E a lista não para por ai. Felipe Gabriel (ex-Fla, hoje na China), Leandro Bonfim (ex-Vasco), Giovani dos Santos (ex-Braça), Saviola (Argentino, ex-Barça), Cavenaghi (ex-River, agora no Inter), Palácio (ex-Boca), Rafael Sóbis (Inter), Dênis Marques (ex-Fla e Atlético PR), Kléberson (ex-Fla e Atlético PR - Campeão do Mundo em 2002 e só), entre outros...

Siga-me no Twitter: @Ak_Juan

Um comentário:

  1. Super interessante. Conheço todos eles, e são msm uma " ETERNAS PROMESSAS DO FUTEBOL" . KKKK

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão: