26.3.11

Copa de 2022 poderá ter nuvem artificial

    O projeto de uma nuvem artificial foi exibido nesta semana pelo departamento de mecânica e engenharia da Universidade do Qatar. A ideia é utilizar a engenhoca para atenuar o calor de jogadores e torcedores em jogos realizados nos estádios sem cobertura durante os jogos da Copa do Mundo de 2022.


    A nuvem seria construída com fibra de carbono e equipada com quatro motores movidos a energia solar e gás hélio, garantindo que ela flutuasse. O projeto foi desenvolvido por Saud Abdul Ghani, chefe do departamento de mecânica e engenharia, e de acordo com o jornal The Peninsula, teria custo aproximado de US$ 500 mil, o equivalente a R$ 830 mil.

    Um dos motivos que levou ao estudo de uma nuvem artificial foi a polêmica gerada na escolha do Qatar para sediar a Copa do Mundo de 2022. Isso porque o verão no país árabe é muito rigoroso nos meses de junho e julho, época em que o evento esportivo acontece.

   Ao ser questionado sobre a possibilidade de mudar a data do evento, Joseph Blatter, presidente da Fifa, disse que é a favor. O dirigente admitiu que o calor sufocante do país árabe, cujo verão ocorre no meio do ano, poderá prejudicar o desempenho dos jogadores e representar até mesmo um risco para a saúde dos mesmos. A Fifa informou que "qualquer pedido de mudança da Copa do Mundo da FIFA 2022 do período de verão para o de inverno terá de ser formalizado pela Federação Catariana de Futebol e apresentada ao Comitê Executivo da FIFA".

    A idéia não é utilizar a nuvem apenas durante a Copa do Mundo, mas sim vender o produtor para fazer sombra em parques e estacionamentos do país, que chega a registrar temperaturas de 50ºC durante o verão.




   O Catar foi escolhido em dezembro passado para sediar a Copa do Mundo de 2022, superando uma disputa direta contra Estados Unidos, Austrália, Coreia do Sul e Japão.
Siga-me no Twitter: @Ak_Juan

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua sugestão: