11.6.10

As bolas das Copas


   A Copa do Mundo está ai! E, na competição de futebol mais importante do planeta, um objeto já é motivo de atenção especial dos torcedores: a bola. Em 1930, ano do primeiro Mundial, elas eram feitas de capotão. Durante muito tempo, não tinham grandes detalhes. Mas, a partir de 1970, a evolução nos desenhos começou a ser notada e os torneios ganharam modelos oficiais.

 
1930
No primeiro mundial, a bola era de capotão, pesadam fechada com cordas, que ficavam a mostra. E houve uma particularidade no jogo decisivo. Por falta de acordo entre Uruguai e Argentina, no primeiro tempo da final, foi usada uma bola argentina. E no segundo, uma pelota uruguai. Resultado: Uruguai campeão!

1958
Para o mundial disputado na Suécia, foi aberto um concurso internacional para a escolha da bola que seria utilizada naquela copa. A vencedora foi uma pequena empresa sueca.
Foi com esse modelo que Pelé e Garrincha encantaram o mundo e ajudaram o Brasil a ser campeão pela primeira vez.

1962
Em 62, a bola continuava sendo uma coadjuvante dos craques, sem grandes detalhes.
Era marrom, cor original do couro. E foi com ela que o Brasil conquistou o segundo título mundial, no Chile.

1970
Pela primeira vez uma copa do mundo teve uma bola oficial: A Telstar. O modelo com gomos brancos e pretos se tornou famoso e com ela, o Brasil conquistou o terçeiro título e também a taça Jules Rimet, encantando os mexicanos

1974
Quatro anos depois da copa do México, o modeo Telstar foi mantido para o mundial da Alemanha. A seleção holandesa encantou, mas o título ficou com os donos da casa.

1978
Para a copa da Argentina, foi produzida o modelo Tango. Uma homenagem a paixão argentina. Tão importante quanto o futebol. E o modelo deu sorte para os 'Hermanos'.
 Esse foi o primeiro título deles.
1982
Em 82 o nome Tango continuou, mas a bola que rolou nos gramados da Espanha apresentou evolução, com uma custura impermeável. Foi a última bola fabricada em couro.

1986
Para a segunda copa realizada no México, foi criada a bola Azteca, uma homenagem ao antigo povo que lá viveu. Foi a primeira a mostrar um designer mais criativo, com desenhos típicos nos gomos.Foi a primeira fabricada de material sintético.

1990
 Etrusco Único foi a bola escolhida pra a copa da Itália, em 90. Apresentava desenhos típicos nos gomos e uma camada interna de espuma de poliuretano, evitando que a chuva alterasse sua forma e peso.

1994
A bola Questra foi fabricada com materiais inovadores, que permitiam ganhar mais velocidade e força nos chutes e cabeçadas. O que facilitava a vida dos atacantes e era um verdadeiro pesadelo para os goleiros.

1998
A Tricolore foi a primeira bola de um mundial que deixou de ser preto e branca. 
A camada de espuma sintética, aumentava sua durabilidade.
Apresentava as cores vermelho, azul e branco, cores do país anfitrião: França. E a bola deu sorte para a seleção, que foi campeã.

2002
Em 2002 a bola se chamava Fevernova, e tinha um design futurista, especialmente para a copa da Coréia e do Japão. Os detalhes coloridos deixaram de ser restritos apenas aos gomos.

2006
A Teamgeist chamou atenção na copa de 2006, na Alemanha, pelos desenhos, mudanças de formato (14 gomos de tamanhos diferentes) e principalmente por ser personalizada.
Em cada bola era gravada a data e hora de cada partida, local do jogo, além do nome das seleções que iriam jogar com ela. 
A bola da final era na cor dourada.
2010
Para o primeiro Mundial realizado no continente africano, a bola recebeu o nome de Jabulani ("Celebração" em Bantu, um dos dialetos africanos). A bola tem 11 cores, referentes aos 11 jogadores de cada seleção, todas de idiomas presentes no país sede e ao número de tribos que formaram o país.
Papo de Área
Em onda de Copa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua sugestão: