6.10.10

Futebol Internacional: Bom ou ruim para os atletas?


   Pergunte a qualquer jogador atuando no Brasil o que ele mais deseja profissionalmente. Certamente dirá ser campeão em um grande clube e atuar na Europa. Até aí tudo bem. Mas e quando chegar ao velho continente, se chegar?

   Fama, dinheiro, mulheres, respeito e PERCA DA ORIGEM!

   Jogar na Europa não é fácil. Disso todo mundo sabe. É, muitas vezes, difícil se acostumar com o clima, companheiros e com o futebol.  Um futebol de primeiro mundo.

   Massa corporal? Obrigatória! Repetindo: O-B-R-I-G-A-T-Ó-R-I-A! Podemos tomar exemplo vários atletas: Robinho, Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo em sua época de Barcelona, Kaká, Alexandre Pato... Esse último chegou a dizer que ganhou 7 KG desde que chegou ao Milan da Itália.

   Mais importante do que isso é o futebol. Um futebol com estilo e características totalmente diferentes do brasileiro. Nossos laterais? Lá viram muitas vezes meio campos. É o caso de Michel Bastos, Marcelo e Ilsinho, que, aliás, cumprem muito bem com essas funções. Michel Bastos chamou a atenção de Dunga com o seu estilo camisa 7 do Lyon. Não é difícil vê-lo fazendo seus golzinhos. 

   Laterais no Brasil se aventuram pelo ataque.

   Na Europa dão mais apoio ao meio e não chegam tanto ao ataque. Diego Renan, Mariano, Patric e Fágner não teriam, na Europa, essa liberdade toda que eles tem no Cruzeiro, Fluminense, Avaí e Vasco.

   Pior quando voltam. Futebol “Europeulizado” que não se encaixam nos times. Exemplos são Cicinho e Ilsinho do São Paulo. O segundo até consegue se salvar, jogando um pouco no meio. Já Cicinho deve uma atuação pífia na sua segunda passagem pelo tricolor, durante a Libertadores. Mas há sempre exceções como o velho e conhecido Roberto Carlos, que a cada jogo, sempre ajuda o Corinthians com suas atuações.

   Aí vem a pergunta: Em relação ao desenvolvimento em campo, a passagem para a Europa é bom ou ruim? Será que vale a pena?

Um comentário:

  1. Eu acho que vale a pena, pois o futebol europeu é mas valorizado, é mas bonito de se ver jogar, é aonde os melhores do mundo atuam, e se adequar a um estilo assim, eu acho uma boa, porque o futebol Brasileiro é reconhecido assim, como um futebol que só revela, uma ponte para a europa, você não ver um jogar sonhando em atuar aqui, todos querem Chelsea, Milan , Barcelona , Real Madrid ...
    E o desenvolvimento em campo da europa é assim, um jogo mas brigado, mas no corpo, mas tático. Na minha opnião, é uma boa ...

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão: