8.10.10

O poder do patrocínio

   Economia no futebol. Nada estranho. Todo tempo vemos transações, esmpréstimos, vendas... mas poucos sabem o poder de um patrocínio.

   Milhões são ganhos e gastos todo ano por empresas que querem mostrar sua marca.

   Empresas grandes, pequenas, nacionais, regionais, públicas, privadas... Todas buscam um espaço em blusas e até shorts dos times de futebol.

   Umas são antigas e conhecidas como Unimed e Habib's. Outras são novas no setor e já investem em grandes times como o Banco BMG (Atlético MG, Cruzeiro, Flamengo e São Paulo), Neo Química (Botafogo, Corinthians e Goiás).

   Essas empresas apostam nas boas atuações dos times nos campeonatos, apostando na história e no retrospécto. LG, Tramontina e BR Petrobrás fizeram isso no São Paulo, Internacional e Flamengo, respectivamente.

   Mais de 72 milhões de reais foram investidos em patrocínio no Brasil duranto o ano de 2009, como foi publicado em um pequeno jornal do Rio, o Monitor Mercantil, pela própria CBF.

   Além de ajudar o clube, que no Brasil muitas vezes está afundado em dívidas, a marca do patrocinador deixa a camisa mais bonita.

   Alguns números do setor financeiro ligados a patrocínio:

» O lucro da CBF entre 2008 e 2009 mais do que dobrou: passou de 32 milhões de reais para 72,3 milhões de reais.

» O volume de patrocínios que a CBF recebeu (destinada somente a seleção) em 2009 foi de 164,9 milhões de reais. No ano anterior havia sido 104,7 milhões – um aumento de 60%. Nada como ano de Copa…

» Da Nike a CBF recebeu 59 milhões de reais. O Itaú pagou 33 milhões de reais à entridade. A Vivo, 30,9 milhões de reais. A AmBev investiu 19 milhões de reais na seleção e a TAM 7,2 milhões de reais. Pão de Açúcar, Procter&Gamble e Volkswagen gastaram menos: 3,2 milhões, 3,7 milhões e 2,7 milhões de reais, respectivamente. A Traffic, de J. Hávila, segundo o balanço da CBF, pagou 3,9 milhões de reais.

» A CBF arrecadou 29,5 milhões de reais como pagamento pelos amistosos que a seleção jogou.

» A Globo pagou 11,3 milhões pelos direitos de exclusividade dos jogos da seleção.

» As despesas da CBF subiram bastante entre 2008 e 2009: passaram de 66 milhões de reais para 84,8 milhões de reais.

#Dados de Lauro Jardim

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